Arquitetura: Minha paixão


Me chamo Davi, tenho 19 anos e nasci em Eunapolis-BA.

Se vamos começar a falar do meu primeiro contato com edificações e construções, então o inicio foi quando eu tinha 8 anos, estava eu na sala de aula e a professora havia passado uma atividade que deveríamos desenhar um monumento de nossa escolha e para isso nós olharíamos algumas revistas que estavam lá para inspiração, até hoje me lembro que abri uma revista aleatória que estava em minha frente folheei algumas paginas e então encontrei um imagem frontal e distante do Taj Mahal. Então sem demorar muito peguei meu lápis e transcrevi aquela imagem belíssima para o papel usando apenas um lápis (e borracha, claro), ganhei um chocolate aquele dia por conta do desenho e assim começou minha paixão por desenhas casas e castelos.

Infelizmente, essa relação quase romântica foi engavetada por conta das enxurradas de desmotivações que recebidas por todos os lados. E eu aos poucos via meu sonho submergir em um mar de criticas destrutivas e conselhos equivocados. Sempre recebi indicações de outros para varias profissões... Falaram que eu deveria ser matemático, físico, ator, diplomata e até pastor, e por mais que talvez eu realmente pudesse me enxergar sendo algumas dessas profissões, nada me satisfazia como a construção civil. Se isso fosse um filme, seria aqui que o herói dá a volta por cima, cursei o ensino médio no IFBA campus Eunápolis com curso técnico integrado a edificações... Ao longo dos quatro anos (Sim, lá são 4 anos), eu levava o instituto mais como um ensino médio comum que uma oportunidade maior pra algo grandioso, até que no 4ºAno onde o curso deixa de lado as matérias comuns e foca nas matérias técnicas, eu conheci a professora Criscielli que dava aula de Instalações Hidrossanitárias e Planejamento e Gerenciamento de Obras. A professora passou um trabalho integrado com outras disciplinas que consistia em fazer um projeto completo de uma casa de até 80m² (Planta Baixa, Cortes, Fachada, Cobertura, Elétrico, Hidráulico e etc), e por mais preocupante que parecesse ter que fazer isso em três meses, o processo todo reacendeu aquela tocha em mim, eu criava, eu calculava, eu me divertia enquanto projetava a casa. Ao fim do projeto, a professora me parabenizou e falou pra mim em minha formatura "Você vai alcançar tudo que você tem dentro de seu coração, Davi, é só acreditar que eu sei que você é capaz". Aqui foi o bastante para fazer homens adultos chorarem, desde esse momento eu tenho muito forte que farei um bem enorme para arquitetura e conquistarei o direito de marcar meu nome na historia através da minha profissão.

Hoje, estou morando em Belo Horizonte e cursando Arquitetura na UFMG, é um grande avanço porem não deixa de ser só o inicio da jornada... Meu objetivo é revolucionar a arquitetura no Brasil e ser um dos maiores arquitetos da historia.

Talvez eu tenha me prolongado demais aqui, mas no fim das contas isso também é parte de mim!

Obrigado!

Comments

Popular Posts